Testimonials

PROJETO MICHEL GIACOMETTI

“Os ouvintes poderão entabular viagens imaginárias entre essas duas realidades: as gravações de Giacometti e as versões criativas do compositor Lino Guerreiro e Artemsax, pertencentes a este momento histórico e, desse modo, encontrar dois mundos fundidos num só acto de criação: o mundo actual e uma homenagem à recolha do património existente.”

António Pinho Vargas

PROJETO MICHEL GIACOMETTI

“Este projeto GIACOMETTI inscreve-se num gesto artístico que me faz sentir e compreender melhor o meu país. Por trás dos falares dos saxofones, que arrastam consigo vozes profundas e batidas nas peles curtidas, ecoam nas múltiplas paisagens, ou os recitativos de contadores, ou os sopros e os suspiros de quem trabalha ou o matraquear dos teares. Quando ouvimos este quarteto acabamos por gostar mais de nós próprios ao reconhecermos que fazemos parte de um povo em constante mutação por influência cultural de outros migrantes e de outros artistas que nele se inspiraram e inspiram. Afinal o passado está bem presente. Continua a soprar delicadamente nos poros dos nossos afetos e com essa brisa levar-nos numa gratificante viagem.”

João Brites

O SAXOFONE PEDAGÓGICO | THE EDUCATIONAL SAXOPHONE | LE SAXOPHONE PÉDAGOGIQUE

pt
Os saxofonistas Lino Guerreiro e João Pedro Silva ao escreverem este método realizaram um importante trabalho investindo numa nova organização metodológica no estudo do saxofone. Lino Guerreiro como compositor dá ainda uma importante contribuição para a originalidade do método, escrevendo inúmeras peças e estudos originais, para saxofone, contribuindo, assim, para a renovação dos métodos anteriores, como também para a escrita contemporânea para saxofone, abrindo novos horizontes aos jovens estudantes de saxofone.

Carlos Marecos

O SAXOFONE PEDAGÓGICO | THE EDUCATIONAL SAXOPHONE | LE SAXOPHONE PÉDAGOGIQUE

“A música faz amigos” Quando João Pedro Silva me perguntou se eu estava disposto a escrever algumas palavras para o seu livro, não hesitei um segundo… Senti-me orgulhoso. Este livro pedagógico representa um passo muito importante para a literatura Portuguesa do saxofone. Esta nova contribuição irá enriquecer a crescente cultura do saxofone, que se aproxima de um estado muito maduro. A estreita colaboração com o compositor Lino Guerreiro revela uma cuidadosa abordagem pedagógica, cheio de ideias criativas para os diversos níveis de aprendizagem e, por último mas não menos importante, um amor pela música, das primeiras notas à sinfonia que nunca termina. Boa sorte e sucesso para todos, professores, alunos, e sim… Para os amantes da música!

Henk van Twillert

O SAXOFONE PEDAGÓGICO | THE EDUCATIONAL SAXOPHONE | LE SAXOPHONE PÉDAGOGIQUE

Autonomia para fomentar que os futuros músicos se possam valer por si mesmos. Pedagogia entendida de um ponto de vista não apenas teórico, mas do ponto de vista de um saxofonista que vive a prática pedagógica e artística ativamente. Grande conhecimento da técnica saxofone por parte dos autores, graças ao seu estudo e grande contacto com saxofonistas de âmbito internacional. Tudo isto junto com os exercícios técnicos, duos e peças com piano, fazem deste livro um excelente guia para o estudo do nosso querido instrumento. Bravo!

António Felipe Belijar

O SAXOFONE PEDAGÓGICO | THE EDUCATIONAL SAXOPHONE | LE SAXOPHONE PÉDAGOGIQUE

Analisando este magnífico método, diferente na sua conceção de todos os outros, verifico que será uma ferramenta de desenvolvimento técnico, disciplina no estudo e criatividade para os alunos do ensino básico. Será necessário, que também e através dele, saibam interpretar que a música é um reflexo da grandeza e da beleza divinas. Felicitações aos autores pelo trabalho realizado, cujo objetivo será o sucesso dos alunos.

Vítor Santos

O SAXOFONE PEDAGÓGICO | THE EDUCATIONAL SAXOPHONE | LE SAXOPHONE PÉDAGOGIQUE

pt
Obrigado pelo envio do “O Saxofone pedagógico”, dirigido aos saxofonistas principiantes. Li-o com atenção. Estão certos em insistir na necessidade do aluno estudar em casa rentabilizando o seu tempo de estudo com eficiência. É efetivamente primordial. Aprecio também o plano construtivo e metódico das aulas, plano de estudo que eu próprio explorei com sucesso no “Le saxophone en jouant” (“El Saxofon ameno” na edição espanhola). É de salientar o facto de desenvolverem o trabalho técnico por fragmentação” nos exercícios que na altura classifiquei de “mecânicos“. Estes permitem aceder rapidamente ao domínio dos dedos, mas também de enriquecer e aperfeiçoar o timbre. Enfim, que as peças apresentadas no final de cada lição respondam ao “porquê” de exigências e regras que vocês incutem. Bravo! Com todos os meus votos de sucesso.

Jean-Marie Londeix

O SAXOFONE PEDAGÓGICO | THE EDUCATIONAL SAXOPHONE | LE SAXOPHONE PÉDAGOGIQUE

Li com muita atenção “O Saxofone Pedagógico”, elaborado com dedicação por João Pedro Silva e Lino Guerreiro. É uma obra muito cuidada e bem refletida, que será seguramente útil para um grande número de saxofonistas que procuram documentar-se sobre pedagogia. Congratulo estes dois artistas pelo trabalho de pesquisa que concluíram. Bravo aos dois.

Jean Yves Fourmeau

O SAXOFONE PEDAGÓGICO | THE EDUCATIONAL SAXOPHONE | LE SAXOPHONE PÉDAGOGIQUE

O livro “O Saxofone Pedagógico” é um trabalho ambicioso e abrangente dos autores João Pedro Silva e Lino Guerreiro. De particular importância é a atenção que é dada à abordagem, cuidadosamente planeada, da prática diária do aluno (estudo), tendo em conta a falta de tempo que se faz sentir nos dias de hoje. Esta é uma original e detalhada abordagem à pedagogia do saxofone.

James Houlik

O SAXOFONE PEDAGÓGICO | THE EDUCATIONAL SAXOPHONE | LE SAXOPHONE PÉDAGOGIQUE

A minha impressão do saxofone Português sempre foi muito positiva, rica na abordagem, muito musical, mas por vezes com falta de um maior controle rítmico e de atenção aos detalhes. Sinto que este novo livro de João Pedro Silva e Lino Guerreiro vai ajudar a estabelecer esse equilíbrio. Gosto muito da forma equilibrada como desenvolveram a técnica mecânica com o controle da emissão do som, especialmente usando as notas mais graves, que são a alma do saxofone (é incrível verificar que um sib grave contém todos os harmónicos até ao fá sobreaguado). Controlando esta nota o instrumento abre-se por completo para o aluno. Os estudos, duetos e peças são graduais, por isso haverá um verdadeiro sentido de progresso ao longo do livro. Muitas vezes eu ouço saxofonistas clássicos que são fantásticos tecnicamente, mas onde não encontro vida. Nos saxofonistas Portugueses vejo sempre paixão, musicalidade e um sentido de identidade. Com a ajuda deste livro posso prever o desenvolvimento de uma geração de saxofonistas completos.

Gerard McChrystal

O SAXOFONE PEDAGÓGICO | THE EDUCATIONAL SAXOPHONE | LE SAXOPHONE PÉDAGOGIQUE

O Saxofone Pedagógico, escrito por João Pedro Silva em coautoria com o compositor Lino Guerreiro, é uma nova e importante ferramenta pedagógica que será útil para treinar os futuros jovens saxofonistas. Este livro ensina através de maravilhosas descrições detalhadas que usam linguagem clara, ilustrações e histórias. Os exemplos musicais, que incluem exercícios, estudos, duetos e peças com acompanhamento de piano, são de primeira qualidade. Fatores muito relevantes para esta importante adição à pedagogia do saxofone!

Otis Murphy

O SAXOFONE PEDAGÓGICO | THE EDUCATIONAL SAXOPHONE | LE SAXOPHONE PÉDAGOGIQUE

O “Saxofone Pedagógico” de João Pedro Silva e Lino Guerreiro, destinado a jovens saxofonistas, é um trabalho esplêndido que estava em falta nos livros didáticos para esta faixa etária. Trabalho inteligente que combina o aspecto técnico do instrumento com o lúdico, conduzindo os jovens estudantes nos primeiros passos de sua experiência instrumental e que vai levá-los rapidamente a usar o saxofone como se de um colega se tratasse. Existem também as ideias básicas para as questões técnicas, os primeiros passos na música de câmara e como organizar o treino. Um aspecto muitas vezes esquecido pelos alunos, pelo seu desejo de “saltar” etapas. Encantador nos gráficos e conteúdos é, sem dúvida, um trabalho que será considerado em breve uma referência para as futuras gerações de saxofonistas.

Mario Marzi

O SAXOFONE PEDAGÓGICO | THE EDUCATIONAL SAXOPHONE | LE SAXOPHONE PÉDAGOGIQUE

João Pedro Silva e Lino Guerreiro realizaram neste livro um trabalho extremamente metodológico, que espero que seja calorosamente recebido por todos os nossos colegas. A Escola Portuguesa de saxofone mostra regularmente seu talento e energia. Desejo que este método contribua para o aumento do número de jovens músicos.

Claude Delangle