Balkan

(clarinete baixo solo e orquestra de sopros | bass clarinet solo & concert band)

linoguerreiro.com

O ritmo sempre foi algo especial para mim, sendo praticamente desde que tive contacto com a música algo que me fascinou. Ao longo dos anos fui descobrindo através da mais diversa literatura inúmeras formas de o abordar. São bons exemplos disso, ter descoberto José Eduardo Gramani e as suas pesquisas acerca do ritmo, ou perceber que na obra de Olivier Messiaen, este começou por dar primazia à melodia, referindo-a como “o elemento mais nobre da música”, mas que progressivamente o ritmo, o “primeiro elemento essencial da música”, começou a ganhar mais relevo nas suas obras. É certo que o princípio básico da concepção rítmica de Messiaen é a irregularidade, mas não é menos verdade que algo irregular mas constante, acaba por traduzir um ideia de regularidade. Balkan assenta em primeira análise nesta ideia aparentemente contraditória de irregularidade regular.

Trata-se de uma obra com claras ligações à música popular/tradicional da região das Balcãs, e tenta retratar esse folclore de forma inequívoca. A métrica irregular típica desta região, é para mim, um dos melhores exemplos de como algo que é irregular, pelo menos à luz da música mais ocidental, se torna absolutamente regular na forma como é abordado.

Balkan é constituída por quatro andamentos, Pajduško Horo, Sadovsko Horo, Baven Horo e Sandansko Horo, três destes assentam em danças tipicamente balcânicas, mais especificamente da Bulgária, e Baven Horo é um andamento lento, que ao mesmo tempo contrasta e agrega os outros três.

A obra é para clarinete baixo solo e orquestra de sopros, onde o solista em conjunto com outros três elementos forma um quarteto que assume a liderança do discurso musical. A forma desta pode ser traduzida em algo semelhante ao concerto grosso (quarteto/orquestra), mas ao mesmo tempo existem outros parâmetros que estão intrinsecamente ligados ao conceito de “obra aberta”. Balkan é dedicada ao clarinetista Paulo Gaspar.

Rhythm has always been something special to me, being something that has fascinated me almost since I first had contact with music. Over the years I have discovered through the most diverse literature countless ways to approach it. Good examples of this are having discovered José Eduardo Gramani and his researches about rhythm, or realizing that in Olivier Messiaen’s work, he started by giving primacy to melody, referring it as “the noblest element of music”, but that progressively rhythm, the “first essential element of music”, started to gain more relevance in his works. It is true that the basic principle of Messiaen’s rhythmic conception is irregularity, but it is no less true that something irregular but constant, ends up translating an idea of regularity. Balkan is based on this apparently contradictory idea of regular irregularity.

It is a work with clear connections to the folk/traditional music of the Balkan region, and it tries to portray this folklore unequivocally. The irregular metrics typical of this region, is for me, one of the best examples of how something that is irregular, at least in the light of more western music, becomes absolutely regular in the way it is approached.

Balkan consists of four movements, Pajduško Horo, Sadovsko Horo, Baven Horo e Sandansko Horo, three of these are based on typical Balkan dances, more specifically from Bulgaria, and Baven Horo is a slow movement, which at the same time contrasts and aggregates the other three.

The work is for bass clarinet solo & concert band, where the soloist together with three other elements form a quartet that takes the lead in the musical discourse. The form of this can be translated into something similar to the concerto grosso (quartet/orchestra), but at the same time there are other parameters that are intrinsically linked to the concept of “open music”. Balkan is dedicated to clarinetist Paulo Gaspar.


© 2022 encomenda / commission : Paulo Gaspar – clarinetista

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