Sandra Correia

O novo disco "AQUI EXISTO" da fadista Sandra Correia,
com direção artística e produção de Valter Rolo,
arranjos de corda de Lino Guerreiro,
gravação de João Portela.


‘Aqui existo’ é a maior verdade que posso apresentar, em todas as palavras, em todas as melodias de mim própria”, disse Sandra Correia à agência Lusa, realçando “o cuidado [que teve] na escolha de cada um dos poemas”, que constituem o CD.

“O disco começou quando o [músico] Mário Pacheco me entregou a melodia de ‘Aqui Existo’, um poema de Rosa Lobato de Faria, sem eu ainda saber o que viria a acontecer”, disse Sandra Correia.

Além de Rosa Lobato de Faria, neste CD, Sandra Correia canta poemas de Florbela Espanca – “Tarde Demais”, numa melodia de Loic da Silva -, e de Tiago Torres da Silva, “Por Môr Bailar”, musicado por Valter Rolo, e “História Mal Contada”, numa composição de Carlos Barretto.

Além de Mário Pacheco, do universo fadista, Sandra Correia gravou os inéditos de Ângelo Freire, “A Vida Por Ti”, que abre o CD, e “A Última Canção”, este, com música de Freire e Pedro Soares, a que juntou um poema do fadista Rodrigo Costa Félix, “Das Horas Abandonadas”, musicado por Tiago Machado, e ainda de Flávio Gil, “Aquela Casa (Fado Sandra)”, musicado por Mário Pacheco.

“Agarro-me aos poemas quando canto, e é como os sinto que os interpreto, sem artifícios”, argumentou a intérprete, natural de Fornos, em Santa Maria da Feira, filha de um músico, que começou a cantar “ainda em criança”.

Amélia Muge é outra das autoras escolhidas, de quem canta “Fado do Porto” e “Neste Jogo”, com letra e música da autora de “Salteadora das Trovas Perdidas”.

O CD de Sandra Correia totaliza 13 temas, e inclui ainda “Balada do Silêncio”, de Ana Madalena e Jorge Barradas, “Mãe Tristeza”, de Cátia Oliveira e Valter Rolo, e “Fado Luz”, também de Cátia Oliveira, mas musicado por Manuel Graça Pereira.

A fadista é acompanhada por um conjunto de cordas dirigido por Lino Guerreiro e pelos músicos Ângelo Freire e Mário Pacheco, na guitarra portuguesa, Pedro Soares e Carlos Leitão, na viola, Marino Freitas, na viola baixo, Vicky Marques, na percussão, e João Frade, no acordeão.


This slideshow requires JavaScript.


Sandra Correia