Bichos

 (orquestra de sopros/concert band)


pt

“Bichos” é uma suite em dez andamentos para orquestra de sopros, baseada na obra literária de Miguel Torga. Trata-se de uma obra descritiva composta por um prólogo um epílogo, sete dos bichos presentes na obra de Miguel Torga, e um andamento intitulado “a arca”.

en

“Bichos” is a ten movements suite for wind orchestra, based on Miguel Torga literary work. Program music with a prologue, a epilogue, seven of the animals present in Miguel Torga work, and a movement named “the ark”.


(…) És, pois, dono como eu deste livro, e, ao cumprimentar-te à entrada dele, nem pretendo sugerir-te que o leias com a luz da imaginação acesa, nem atrair o teu olhar para a penumbra da sua simbologia. Isso não é comigo, porque nenhuma árvore explica os seus frutos, embora goste que lhos comam. Saúdo-te apenas nesta alegria natural, contente por ter construído uma barcaça onde a nossa condição se encontrou, e onde poderemos um dia, se quiseres, atravessar juntos o Letes, que é, como sabes, um dos cinco rios do inferno, cujas águas bebem as sombras, fazendo-as esquecer o passado.

Teu

Miguel Torga