Baviera

 (saxofone alto solo e orquestra de sopros/alto saxophone solo & concert band)


pt

Um concerto para um instrumento solo não tem necessariamente de ser focado na execução técnica, de forma a que o intérprete consiga mostrar, através de passagens extraordinariamente “acrobáticas” e de “fogos de artifício” demasiado forçados, que tem porventura, um domínio total do seu instrumento. Um concerto a solo é obviamente muito mais que isso. Este concerto para saxofone alto, “Baviera” assenta nessa ideia inicial de criação, a não utilização dos recursos técnicos, mas sim a exploração dos outros aspetos musicais. A obra apresenta-se num único andamento, onde vários temas vão sendo articulados ao longo do discurso musical. Esses temas nascem de uma ideia conceptual que aponta para a música alemã do período romântico. Existe no entanto um tema singular que serve de elo a toda a estrutura, sendo eventualmente um tema de cariz alemão, mas claramente de outro período da história da música.“Os séculos que separam este tema dos restantes, ecoam nas montanhas da Baviera”. Obra dedicada a João Pedro Silva.

en

A concert for a solo instrument is not necessarily focused on the technical issues, so that the interpreter can show through extraordinary “acrobatic” passages and “fireworks“, that he perhaps has a total domain of his instrument. A solo concert is obviously much more than that. This concerto for alto saxophone, “Baviera” is based on this initial idea, do not use the technical resources, and explore other musical aspects. The work is presented in one movement, where several themes are articulated along the musical speech. These themes are based in the german music of the romantic period. There is however a singular theme that serves as a link to the entire structure, from a german nature, but clearly belongs to another period of music history.”The centuries that separate this theme from the others, echo in the mountains of Baviera.” Work dedicated to João Pedro Silva.