Gerard McChrystal

pt
A minha impressão do saxofone Português sempre foi muito positiva, rica na abordagem, muito musical, mas por vezes com falta de um maior controle rítmico e de atenção aos detalhes. Sinto que este novo livro de João Pedro Silva e Lino Guerreiro vai ajudar a estabelecer esse equilíbrio. Gosto muito da forma equilibrada como desenvolveram a técnica mecânica com o controle da emissão do som, especialmente usando as notas mais graves, que são a alma do saxofone (é incrível verificar que um sib grave contém todos os harmónicos até ao fá sobreaguado). Controlando esta nota o instrumento abre-se por completo para o aluno. Os estudos, duetos e peças são graduais, por isso haverá um verdadeiro sentido de progresso ao longo do livro. Muitas vezes eu ouço saxofonistas clássicos que são fantásticos tecnicamente, mas onde não encontro vida. Nos saxofonistas Portugueses vejo sempre paixão, musicalidade e um sentido de identidade. Com a ajuda deste livro posso prever o desenvolvimento de uma geração de saxofonistas completos.

en
My impression of Portuguese saxophone playing was always lovely, musical sound but often an absence of real rhythmic control, subdivision and attention to detail. I feel that this new book by Joao Pedro Silva and Lino Guerreiro will help redress this balance. I love the way they have balanced development of finger technique with tonal control, especially by using the low notes, which are the soul of the saxophone (it’s amazing to consider that a low Bb contains all the harmonics to top F altissimo). Control that note and the instrument opens up for the student. The studies, duets and pieces are graded, so there will be a real sense of progress throughout the book. Too often I hear classical saxophonists who are fantastic technically but sound like a drain to listen to. In Portugese saxophone players I often see passion, musicality and a sense of identity. With the help of this book I can see the development of a generation of complete saxophonists.

fr
J ́ai toujours eu une bonne impression des saxophonistes Portugais, la musicalité, mais souvent avec une absence de réel contrôle du rythme, subdivision et attention aux détails. Je pense que ce nouveau livre de João Pedro Silva et Lino Guerreiro aidera à corriger ce déséquilibre. J’aime la façon dont ils ont équilibré le développement de la technique du positionnement du doigt avec contrôle tonal, notamment en utilisant les notes basses, l’âme du saxophone (il est fantastique de constater qu’un sib bas contient toutes les harmoniques de page Fa altissime). Le contrôle de cette note permet que l’instruments ́ouvre à l’élève. Les études, les duos et pièces sont graduel, il y aura donc un réel sens du progrès tout au long du livre. J’entends trop souvent que les saxophonistes classiques sont techniquement fantastiques, mais transmettent un son peu original. Je vois souvent la passion, la musicalité et le sens de l’identité, chez les saxophonistes Portugais. Grace à ce livre, je peux voir le développement d’une génération complet de saxophonistes.