Parallel Universe

 (orquestra de sopros/concert band)


pt

Esta Obra foi originalmente escrita, com base na ideia inicial de expansão de vários elementos ao longo do discurso. No primeiro andamento estão latentes alguns desses elementos em constante evolução, sendo a expansão no registo o mais prioritário. Posteriormente, esta ideia inicial dá origem a um pequeno motivo que assume o principal centro de evolução de todo o conteúdo do discurso. O segundo andamento apresenta o motivo, agora principal, de uma forma clara, associado ao naipe das madeiras, seguido de vários desenvolvimentos do mesmo ao longo de todo este andamento. No terceiro andamento, apesar de surgirem novos materiais, existem constantemente pequenas alusões ao motivo principal, e o desenvolvimento do discurso culmina de novo no motivo na sua forma inicial, seguido da expansão do mesmo até ao tutti da Orquestra num gesto reminiscente do primeiro gesto, do primeiro andamento, fechando assim o ciclo de acontecimentos e anunciando o final da Obra. Antes do final, uma distensão total remete para o final do primeiro andamento, mas agora, num gesto súbito a Obra termina num tutti fortissimo.

en

This work was originally written, based on the initial idea of expansion elements throughout the speech. In the first movement some of these elements are latent in constant evolution and expansion in all the register. Subsequently, this initial idea gives rise to a small motif that assumes the main center of evolution in all the musical speech. The second movement presents the central motif in a clear manner, associated to the woodwinds, followed by a several number of developments throughout this process. In the third movement, in spite of the the new materials, there are constantly small allusions to the main motif, and the development of the speech culminates in the motif in its original form. This one is followed by is last expansion, until the tutti orchestra in a gesture that is reminiscent of the first movement, thus closing the cycle of events and announcing the end of the Work. Before the end, appears a full distension that refers to the end of the first movement, but now, in a sudden gesture, the Work ends with  a tutti fortissimo.


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